top of page
Buscar
  • Maia Bonfanti

Nosso Curso em Camaquã

No dia 24 de Novembro eu estive ministrando o curso de folhas de butiá em Camaquã aqui no Rio Grande do Sul, em parceria com a EMBRAPA, Clima temperado de Pelotas.



Para quem não sabe a Embrapa tem um projeto chamado Rota dos Butiazais, a Rota dos Butiazais é uma rede que conecta pessoas e ecossistemas para a conservação e uso sustentável da biodiversidade, articulando conhecimentos com a oferta de serviços ecossistêmicos e outros serviços com potencial para geração de renda em territórios relacionados com remanescentes de ecossistemas de butiazais ou onde o valor histórico e cultural do butiá se destaca.


O projeto tem uma abordagem multidisciplinar, com uma equipe de pesquisadores que atuam nas áreas de desenvolvimento rural, ecologia aplicada, recursos genéticos, botânica e ciência e tecnologia de alimentos, com experiência na execução de projetos de pesquisa e na formação de recursos humanos.

A atuação conjunta da Embrapa Clima Temperado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Rio Grande do Sul (Sema) e Movimento Slow Food permitirá maior eficiência nas atividades de pesquisa propostas neste projeto, gerando informações importantes para subsidiar ações de conservação e uso sustentável dos butiazais no Bioma Pampa e da biodiversidade associada a esses ecossistemas.


Mapa da Rota dos Butiazais, onde cada palmeira indica um local que participa do projeto no Brasil, no Uruguai e na Argentina



Nós da Apoena já estivemos em muitos municípios do estado e até mesmo na Argentina e Uruguai ensinando como desenvolver trabalhos e artesanatos a partir das folhas de butiá. Todo processo que é feito dentro da Apoena é contado nos cursos, desde as luas certas para a colheita aos processos de cuidado com a folha.



Eu sempre digo que ensinar as pessoas um novo ofício é extremamente gratificante para nós. Somos muito mais do que apenas uma marca de bolsas, queremos espalhar nossa história e novas formas de conexão com a natureza, resinificando produto material e experiências.


Acredito muito que a troca de experiências oferece a extraordinária oportunidade de aprendermos através das vivências de outras pessoas. Nesse sentido, além das nossas próprias experimentações, podemos ter acesso às lições, multiplicando o conhecimento e tornando-o infinito.

Já dizia Cora Coralina:

" Feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina.





E mais uma vez Obrigada EMBRAPA - CLIMA TEMPERADO por confiar em nosso trabalho! Nos vemos nos próximos encontros.





Um beijo, Maia ;)

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page