top of page
Buscar

Oficina de folhas de Butiá no Uruguai

Desde o ano passado temos viajado por aí para dar nossas oficinas de folhas de butiá! Já passamos por Santa Rosa -RS, Tapes -RS, Torres - RS, Ubajay - AR e agora para começar o ano com o pé direito, fomos a Guichon no nosso vizinho Uruguai.

Para chegar em Guichon foi uma aventura de 4 ônibus e mais de 20 horas viajando, para enfim chegar a nosso destino final.


Guichon tem em torno 5 mil habitantes e é localizada a 100 quilômetros do departamento de Paysandú. É uma cidade de termas e sua ligação com as palmeiras de Butia Yatay é histórica. A cidade fez parte da "Batalla de Palmar" que foi um confronto armado no contexto da Grande Guerra e das guerras civis que atingiram o Estado Oriental do Uruguai durante o século XIX . Emitida em 15 de junho de 1838 entre as forças rebeldes lideradas por Fructuoso Rivera contra as tropas de Ignacio Oribe e Juan Antonio Lavalleja , partidários do governo branco de Manuel Oribe . O local da batalha é conhecido como El Palmar, no departamento de Paysandú, entre as atuais cidades de Guichón e Piñera.

( Fonte: https://es.wikipedia.org/wiki/Batalla_de_Palmar )



Ao chegar a Guichon fui muito bem recebida pelas articuladoras do curso, Carolina Valdomiro e Silvana Almenares que reuniram todas essas mulheres MARAVILHOSAS para aprender um pouco mais sobre o meu ofício, o artesanato com folhas de Buitá.


No primeiro dia elas aprenderam o passo a passo da nossa colheita, de quais cuidados temos em nossos processos, para garantir que a folha tenha uma boa durabilidade e maleabilidade. E é óbvio que o segundo dia foi todo dedicado a colocar a mão na massa, fazendo os seus próprios produtos de folha de butiá!

Eu já falei em todas as redes sociais possíveis, mas não custa repetir, conhecimento compartilhado é conhecimento que não se perde e compartilhar é gerar valor na vida de outras pessoas. Nós, como marca, ficamos extremamente felizes em ver que o nosso projeto não é só bolsas, estamos espalhando a nossa história criando novas conexões com a natureza, re-significando produto, material e experiências.


Gracias Guichon, hasta luego!


Um Beijo Maia. :)



123 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page