top of page

Acerca de

JKF_9461.jpg

​Nossa História

A Apoena bolsas surgiu no ano de 2015, através de uma ideia do Sr.Wilson Roque Bonfanti, pai da nossa diretora criativa Maiara Andressa Bonfanti. No mesmo ano eles começaram a pesquisar nomes e fazer os primeiros protótipos. Mas foi no ano de 2016, em 11 de Março, que foi apresentada a marca para a comunidade local, na festa mais tradicional do município que é a Festa do Butiá. A Apoena faz bolsas a partir da folha do butiazeiro que é uma palmeira nativa do estado do Rio Grande do Sul. Cada bolsa é feita de forma artesanal usando a folha do butiá. Esse gênero de palmeira se distribui no Brasil, Uruguai, Argentina e Paraguai em agrupamentos naturais conhecidos como butiazais ou palmares, muito valorizado pelo valor paisagístico, de biodiversidade e histórico-cultural.

Todo o seu processo é artesanal desde as colheitas das folhas que respeitam as luas próprias para fazer esse trabalho, que são a lua cheia e a lua crescente. A ideia da marca é a valorização da cultura local através de novas perspectivas e design, já que as folhas das plantas eram utilizadas como cobertura de cabanas e também para a produção de cestas armadilhas para caça e pesca, chapéus, bolsas e redes. Os seus frutos e sementes (amêndoas que ficam dentro do coquinho) faziam parte da alimentação dos indígenas que habitavam os pampas.

Quando Maiara começou a desenvolver as peças, um dos seus pensamentos era sobre a responsabilidade da marca com as árvores (butiazeiros) e como  eles iriam usar as folhas desta palmeira  que já estão na lista de extinção, então junto com a EMBRAPA e a SEMA - secretaria do meio ambiente, eles conseguiram o documento de extração de folhas, onde a empresa se  compromete em cuidar dos remanescentes e se responsabiliza com as novas mudas e os novos plantios dentro do espaço em que a família possui, além de respeitar o momento de colheita de cada pé.

Pensando em como a Apoena pode contribuir para preservar nossa cultura e valorizá-la, a marca também participa da Rota dos Butiazais, projeto que une cidades e países como Argentina e Uruguai, e oferece suporte para projetos que mantém vivos inúmeros significados para as comunidades e onde ela se encontra inserida. Além do impacto econômico, entendemos que há uma ligação afetiva muitas vezes relacionada ao vínculo familiar. Os significados construídos ao longo do tempo geram um reconhecimento da comunidade. Esse reconhecimento se rearranja constantemente, à medida que a vida da comunidade também muda, tornando o artesanato parte importante da cultura local.

Um bem cultural e imaterial de todos.

A nossa criação vem da vontade de oferecer uma alternativa de design de moda sustentável com consumo consciente, uma reconexão com a natureza e que, mesmo assim, tenha valor de moda em seus produtos. Desse modo, esperamos garantir um futuro mais sustentável para as próximas gerações, despertando o interesse das pessoas para novas possibilidades de consumo e conscientizá-las sobre a importância de tais atitudes para uma sociedade ética e sustentável. E isso é possível através da escolha de peças que não agravam a situação do meio ambiente e que, ao mesmo tempo, se tornam um produto exótico, exclusivo, e que acompanha as tendências do design, com fortes raízes no slow fashion.

Somos uma empresa familiar, feita por mulheres da nossa comunidade. Nós temos o sangue tupi e viemos de uma região de terras indígenas, com grandes riquezas naturais. E essa história inspira o nome “apoena” que é uma palavra indígena que significa “AQUELE QUE ENXERGA LONGE”.

A apoena é assim: 100% BRASILEIRA, JUSTA, EXCLUSIVA, ARTESANAL, SUTENTÁVEL E VISIONÁRIA feita a mão e com muito amor e respeito.

​Contato

Quer conversar, trocar ideias ou conhecer ainda mais nosso trabalho, nos mande uma mensagem, ficaremos muito felizes em responde-lo(a)!

  • Whatsapp
  • Facebook
  • Instagram
Obrigado pelo envio!
bottom of page